A história de Tubarão é marcada por diversas ocorrências de enchentes, entre elas a de 1974 que deixou um rastro de morte e destruição na Cidade Azul. Exatamente para organizar a ação dos órgãos de segurança pública e da prefeitura em caso de um novo evento extremo, a secretaria de Proteção e Defesa Civil instituiu em dezembro de 2014 o Plano de Contingência para Alagamentos, Inundações e Deslizamentos.
O Plano de Contingência traz as orientações tanto para os órgãos públicos que atuam no Grupo de Ações Coordenadas e são os responsáveis por dar a resposta e auxílio à população em eventos extremos, quanto traz informações para os próprios moradores sobre os locais de abrigos e rotas de fuga para chegar aos abrigos.
O plano é resultado de um trabalho intenso, realizado ao longo de dois anos pela coordenadora de Defesa Civil, Elna Fátima Pires com apoio das entidades que compõem o GRAC. Neste planejamento foram utilizados os dados de referência da inundação de maio de 2010, o último evento de maior gravidade registrado em Tubarão. Também foram utilizados dados do levantamento das áreas de risco de deslizamento feitos pelo CPRM, no ano passado.
O próximo passo é ampliar o plano, trazendo como referência à enchente de 1974 e também englobar os Planos de Contingência de instituições como Hospital Nossa Senhora da Conceição, Ferrovia Tereza Cristina, Tractebel Energia, entre outras empresas e entidades.
As partes do plano: O Plano de Contingência contém dados sobre os registros de eventos extremos em Tubarão (como inundações e enchentes). Traz também um histórico sobre a formação da Defesa Civil desde a comissão até a criação da secretaria de Proteção e Defesa Civil. Ainda faz uma contextualização sobre a história de Tubarão e as características geomorfológicas.
O Plano de Contingência também traz dados sobre as áreas de risco conforme a característica (deslizamento, alagamentos, inundações, entre outros) e ainda sobre a ativação e desativação do plano, as fases e ações operacionais.
Cinco anexos compõem o plano: entidades que formam o GRAC e suas atribuições; lista de abrigos; rotas de fuga, logística e telefones de emergência.
O plano pode ser conferido na íntegra nos links abaixo.
Arquivos