GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS – GRAC – BOLETIM 04

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) do município de Tubarão fez no início da tarde deste sábado (7) mais uma reunião de avaliação da situação da cidade, em decorrência das fortes chuvas das últimas horas.

O grupo coordenado pelo prefeito Jairo Cascaes e pelo gestor-coordenador de Defesa Civil Diego Goulart fez um balanço das providências tomadas para oferecer segurança à população.

Cerca de 60 trabalhadores de empresas terceirizadas e servidores da secretaria de Serviços Públicos estão atuando em diversas localidades, promovendo a retirada de móveis das residências já atingidas.

A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) atuou no deslocamento de 19 idosos de uma Casa de Repouso localizada no bairro Dehon. Os idosos foram transferidos para o Salão Paroquial de São Martinho. Quatro famílias também foram acolhidas na igreja Verdade Social, na Vila Moema.

No município, onze abrigos foram mapeados pela fundação e estão preparados para receber os desabrigados. A FMDS também solicitou assistência comunitária à Defesa Civil do Estado, com pedido de colchões e demais itens para acomodar as famílias. A FMDS também é a responsável pelo recebimento de doações. Neste momento, são solicitados apenas gêneros alimentícios, de higiene pessoal e limpeza e fraldas. Os itens podem ser entregues na sede da fundação – Casa da Cidadania – Rua São Manoel 140, Centro. Fone 3621-9889.

A Fundação Municipal de Saúde mantém servidores de plantão e ambulância para atender à população que for deslocada para os abrigos. A Farmácia Básica do município também está de plantão.

A Fundação Municipal de Educação está com os motoristas e frota disponíveis para atuar no que for necessário, bem como escolas municipais poderão receber desalojados. A quadra da escola Bom Pastor está disponível para guardar móveis e pertences da população local.

A Fundação Municipal de Esporte já reservou cerca de 200 colchões. Os itens estão disponíveis na arena Prefeito Estêner Soratto da Silva.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) já resgatou mais de 100 animais, entre cães e gatos famílias atingidas. Os animas são abrigados na sede da Funat, onde atuam os servidores da pasta e, também, alunos do curso de Veterinária da Unisul.

Mais Informações: Coordenadoria de Defesa Civil: 3621-9060.