Simpósio debate saúde mental da mulher
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoveu nesta quarta-feira (27), o 1º Simpósio “Saúde Mental da Mulher”. O evento que ocorreu no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social teve como palestrantes o psicólogo Franco Furghestti, deputada estadual e pedagoga Luciane Carminatti e da coordenadora de Saúde Pública do gabinete da Deputada Ana Paula Lima, enfermeira Graciela Wiemes Ribeiro.
De acordo com a presidente do CMDM, Stael Stüp, é essencial abordar um tema tão relevante. “A saúde mental das mulheres merece toda a atenção e cuidado, já que, ao longo dos anos, elas têm enfrentado diversos desafios relacionados à saúde mental.”
Stael destaca ainda que dentre os maiores desafios enfrentados pelas mulheres estão questões como pressão social, dupla jornada de trabalho, os estereótipos e as desigualdades de gênero têm impacto significativo sobre o bem-estar psicológico das mulheres.
“Diante desse contexto é imprescindível que se debatam estratégias e políticas públicas que possam promover a saúde mental das mulheres, além de discutir formas de prevenção e enfrentamento de problemas como ansiedade, depressão, violência doméstica e até suicídio”, analisa.