Memórias de Tubarão: O rubro-negro de Oficinas
Tubarão, além de grande potência no turismo e no comércio, destaca-se no esporte catarinense. Hoje com as escolinhas de inclusão social, Tubarão é citado frequentemente nos pódios de competições de diversas categorias. Em meados de 1950, Tubarão brilhava também no futebol catarinense, com o Esporte Clube Ferroviário.
Em 20 de janeiro de 1944 o cenário esportivo de Tubarão ganhou um protagonista, o Esporte Clube Ferroviário, conhecido como o “rubro-negro” de Oficinas, deixou sua marca inesquecível em nossa cidade. O clube fez história ao conquistar o título invicto da Liga Tubaronense em 1950. Dois anos depois, em 1952, inaugurou o seu estádio, posteriormente batizado como Estádio Olímpico Domingos Silveira Gonzales.
Os momentos de glória continuaram a brilhar para o time, alcançando o status de vice-campeão estadual em 1954; mas o ápice ocorreu em 29 de dezembro de 1970 em uma partida com o time titular formado por Da Costa; Carlinhos, Gunga, César e Ernesto; Paulo César e Armando; Márcio, Sissa (Rainoldo), Cesinha e Bahia (Miguelito) e tendo como árbitro Iolanda Rodrigues, o Esporte Clube Ferroviário ergueu a taça de campeão estadual, consolidando-se como um dos nomes mais fortes no futebol catarinense.
As cores vermelho e preto comandaram o esporte por um longo período, porém em 30 de maio de 1992, uma nova era começou com a sucessão do Ferroviário pela agremiação esportiva Esporte Clube Ferroviário.
A rica história e as memórias deixadas pelo rubro-negro de Oficinas permanecem vivas na história do futebol catarinense e guardadas no Arquivo Histórico Municipal Amadio Vettoretti. Na galeria, é possível ver documentos da criação do clube e manchetes de jornais da época onde ilustram as vitórias do time, assim como jogadores titulares e relatórios da diretoria sobre os treinos.
Todos os registros históricos e muito mais podem ser encontrados no Arquivo Municipal localizado Avenida Marcolino Martins Cabral, no segundo piso da antiga estação rodoviária. O horário de funcionamento do local é das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.