Pátio do ginásio Salgadão recebe a primeira feira provisória de comerciantes do Mercado do Produtor

O pátio do ginásio Francisco Salgado (Salgadão) recebeu, nesta sexta-feira (23), a primeira feira provisória de comerciantes do Mercado do Produtor. A mudança se deve às obras de construção do novo mercado, iniciada há alguns dias.

A estrutura de tendas, providenciada pelos próprios feirantes, foi montada no espaço ao lado esquerdo do ginásio, área mais protegida do vento. Alguns feirantes reclamaram por não haver uma estrutura adequada para proteger os consumidores da chuva, que ocorreu até por volta do meio-dia.

Antes de disponibilizar o pátio do ginásio, a Secretaria de Agricultura e Interior tentou buscar outros locais para a feira provisória durante a construção do novo Mercado do Produtor. Um galpão na região da Rua dos Ferroviários precisou ser descartado por problemas legais de documentação por parte do proprietário, enquanto a estrutura do Ceasa, no bairro Revoredo, não foi aceita pelos feirantes.

Dos 22 comerciantes que ocupavam o antigo Mercado do Produtor, apenas três não participaram dessa primeira feira no pátio do Salgadão. As vendas do dia foram consideradas razoáveis, se consideradas as circunstâncias da mudança de endereço do tradicional comércio, chuva pela manhã e época mais próximo de final de mês.

Novo Mercado do Produtor

O investimento na obra é de R$ 2.620.578,77. O novo Mercado do Produtor terá uma área coberta maior (passará dos 1.009m² para 1.260m²), uma área de convívio para os frequentadores, ampliação do número de boxes de vendas (de 22 para 30), e ampliação dos boxes de refrigeração (de sete para oito), além de novos banheiros.

O prazo de execução é de 240 dias. A intenção da Prefeitura é transformar o local que até então era procurado apenas nas tradicionais feiras de terça e sexta em um espaço de circulação do público durante toda a semana, inclusive com alguma programação de lazer ou cultura aos sábados e domingos. Assim, o município busca resgatar o convívio das famílias e amigos em um espaço diferenciado.

A ocupação dos comerciantes no novo local será feita através de um chamamento público, cujo edital com as regras está em fase de elaboração.