Projeto Muralha Virtual é apresentado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao município
Gestores da Prefeitura de Tubarão conheceram, nesta quarta-feira (14), o Projeto Muralha Virtual, elaborado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e que consiste no reconhecimento de placas de veículos através do sistema License Plate Recognition (LPR), instalado em câmeras de vigilância espalhadas por pontos estratégicos da cidade. A execução desse projeto partiria de uma cooperação técnica entre o batalhão e o município, que vai analisar a viabilidade da iniciativa.
A apresentação do Muralha Virtual foi feita inicialmente pelo comandante do 5º BPM, Tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, e depois de maneira mais detalhada pelo Capitão Alan Pereira Wiggers. Na prática, as câmeras do projeto fazem o reconhecimento das placas automotivas em pontos estratégicos e emitem alertas de diversas circunstâncias e que permitem à força policial localizar o veículo e tomar as devidas providências.
O LPR pode, por exemplo, acusar a circulação de um veículo furtado em outra cidade ou ajudar a localizar o veículo utilizado por criminosos em algum tipo de crime em Tubarão. O sistema pode ser acionado até mesmo por informações como fragmentos da identificação da placa (numeração) ou descrição do veículo (cor ou modelo).
O serviço de inteligência do 5º BPM mapeou 35 pontos da cidade para a possível instalação das câmeras com o sistema LPR. Foram apresentados ao prefeito em exercício Gelson Bento dois modelos de cooperação técnica com o município para a implantação da iniciativa, um em comodato com a empresa que forneceria todos os equipamentos e ficaria responsável pela manutenção, e outro de compra em definitiva, em que o município arcaria com as despesas de manutenção.
Como se trata de um projeto que contempla toda a cidade, os gestores da prefeitura consultarão outros órgãos e entidades de classe sobre a possibilidade de uma cooperação mais ampla para a execução do Muralha Virtual. Atualmente, alguns condomínios residenciais e empreendimentos comerciais utilizam o monitoramento com o sistema LPR.
Na região, algumas prefeituras também já utilizam esse sistema através de projetos semelhantes ao Muralha Virtual.