Procon municipal e estadual realizam fiscalização sobre “bomba baixa”

O Procon de Tubarão esteve presente em três postos de combustíveis realizando fiscalizações após receber denúncias sobre a chamada “bomba baixa”, durante esta quarta-feira (14). O serviço foi feito em parceria com o Procon Estadual. Nesta infração, fica constatado que o volume ejetado da bomba é inferior ao marcado no painel.

Durante a ação, os fiscais realizaram o teste de vazão no aferidor, despejados 20 litros de combustível direto da bomba abastecedora. A diferença máxima aceitável, conforme regulado pelo órgão metrológico, do valor registrado na bomba para o valor depositado no balde (conforme visualizado na régua do equipamento) é de 100 ml para mais ou para menos. Resultados fora dessa margem indicam a operação do equipamento de forma irregular. Nenhuma irregularidade foi encontrada em relação ao volume do combustível

Dois postos foram orientados a colocar na bomba de abastecimento a informação sobre a origem do combustível automotivo comercializado, bem como a razão social ou nome fantasia do distribuidor fornecedor do respectivo combustível automotivo.

A denúncia sobre a bomba baixa é recorrente no Procon, e muitos consumidores desconhecem seus direitos. Um deles, é de que no ato do abastecimento, caso constate alguma irregularidade, solicitar que seja realizado o teste de vazão no aferidor de 20 litros.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon através do telefone (48) 3621-9818, no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br ou registrar a reclamação no aplicativo Facilita Tubarão, na opção “Procon Online”.