Tubarão em Movimento: pesquisa mostra pico de fluxo de pedestres em regiões específicas da cidade
Visando a melhoria da mobilidade da população tubaronense, o Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão (PlanMob) segue executado, e diversos estudos realizados pela empresa Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA já foram apresentados em audiência pública no município. Ainda assim, é fundamental a participação de todos os cidadãos para a execução do Plano, afinal, será com as sugestões e opiniões dos moradores da cidade que medidas serão tomadas.
Dando sequência a série de reportagens “Tubarão em Movimento”, que visa trazer dados e informações a respeito do trânsito e transporte da Cidade Azul, o tema da vez será o pico de fluxo de pedestres, com base em uma pesquisa feita pela Tecnotran e apresentada no diagnóstico do PlanMob de Tubarão.
O objetivo da contagem inclui identificar elementos que propiciem ao pedestre conforto e segurança ao realizar os percursos diários e contribuir tanto para o tráfego quanto para o planejamento dos espaços e serviços urbanos. As informações coletadas subsidiam o dimensionamento de calçadas, passarelas e logradouros públicos, dimensionamento de tempos de travessia de pedestres em interseções semaforizadas, a análise de acidentes com pedestres, dentre outros aspectos da mobilidade urbana. A pesquisa de contagem de fluxo de pedestres foi realizada em três locais: Rua Esteves Junior (Posto 1), Rodoviária Velha (Posto 2) e Praça Sete de Setembro (Posto 3).
Confira o fluxo de pessoas em cada horário nos respectivos locais:
Rua Esteves Junior (Posto 1)
– Pico manhã: 547;
– Pico tarde: 622;
– Total: 1.169.
Rodoviária Velha (Posto 2)
– Pico manhã: 579;
– Pico tarde: 531;
– Total:1.110.
Praça Sete de Setembro (Posto 3)
– Pico manhã: 346;
– Pico tarde: 426;
– Total:772.
Deixe suas sugestões através do e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br ou do WhatsApp da prefeitura de Tubarão: (48) 9 8419-7310. As opiniões dos cidadãos serão repassadas diretamente ao secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida, que atua em conjunto com a Tecnotran para o desenvolvimento do PlanMob de Tubarão.