Memórias de Tubarão: A Ferrovia Tereza Cristina
As servidoras do Arquivo Histórico Municipal Amaddio Vettoretti pesquisaram e forneceram registros da importante malha ferroviária que atravessa a região sul de Santa Catarina para a série Memórias de Tubarão. A Ferrovia Tereza Cristina S/A (FTC) é uma empresa concessionária de ferrovias, cuja Estrada Férrea atravessa diversas cidades da região, incluindo Tubarão.
O nome é uma homenagem à última imperatriz do Brasil D. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, esposa de Dom Pedro II. Segundo dados históricos, a empresa opera a via EF-488 desde 1º de fevereiro de 1997, antiga Estrada de Ferro Donna Thereza Christina. Esta via foi projetada para o transporte de carvão mineral entre a então localidade de Minas, atualmente cidade de Lauro Müller, e o porto de Imbituba. Este é o menor corredor ferroviário brasileiro.
Sua linha é isolada, não sendo interligada ao restante da malha nacional, com apenas 164 quilômetros de extensão. Serve para abastecimento da Usina Termelétrica Jorge Lacerda, cuja empresa administradora já mudou de Eletrosul, para Tractebel e atualmente Diamante Energia.
A empresa arrendou a via EF-488 em leilão realizado no ano de 1996, pelo valor de R$ 18.510.000,00 para um período de 30 anos. A via era operada até então pela Superintendência Regional da Rede Ferroviária Federal, sediada em Tubarão (SC).
Na galeria abaixo é possível conferir algumas reportagens veiculadas na mídia da região que ajudam a contar a trajetória da Ferrovia ao longo dos anos, além de algumas fotos históricas que mostram trabalhadores, a histórica ferrovia além das famosas “Marias Fumaças.”