Professores da Educação Infantil participam de treinamento
Um momento para tirar dúvidas sobre o retorno às aulas e reforçar os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, esses são os principais pontos enfocados nas capacitações das quais participam professores, gestores, profissionais de apoio, secretários escolares, merendeiras e agentes de serviço de limpeza. Até o fim do mês, divididos em grupos, cerca de mil servidores da Fundação Municipal de Educação, de Tubarão, vão realizar o treinamento.
Nesta terça-feira (9), a capacitação foi voltada aos professores e gestores da Educação Infantil. Em torno de 2,8 mil crianças serão atendidas ao longo de 2021, nos 34 Centros de Educação Infantil da rede municipal.
No treinamento ministrado pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, foram apresentados os Planos de Restauração, Plano de Gestão de Pessoas, Plano de Contingência e Plano de Ensino.
O Plano de Restauração prevê a preparação dos estabelecimentos escolares, que estão passando por reformas interna e externa. “Estamos fazendo uma revisão geral do ambiente escolar, que, além de higienizado, também é decorado para que os estudantes se sintam acolhidos neste retorno”, salienta Maurício.
O Plano de Gestão de Pessoas orienta como proceder com os servidores que estão nos grupos de risco, que possuem algum impedimento ao retorno presencial. “Essas pessoas vão ficar com um banco de horas negativas, ou seja, vão cumprir o horário depois, em um momento adequado”, explica o diretor-presidente.
Já o Plano de Contingência (Plancon), elaborado desde outubro, traz todas as orientações e protocolos que deverão ser cumpridos pelas unidades escolares. “São as diversas regras que deverão ser observadas, como distanciamento, uso de máscara, como fazer o recreio, entre outras atribuições que precisam ser praticadas para que a escola receba o selo de apta ao atendimento presencial”, esclarece Maurício.
O Plano de Ensino também é bastante discutido nos treinamentos. Segundo Maurício, o planejamento virtual, que ocorreu durante a pandemia, será mantido e é por meio dele que os educadores vão trocar experiências e unir esforços para se adaptaram a nova forma de educar. “Vamos ter que nos reinventar para resgatar os alunos e o aprendizado, pois mesmo com todo o esforço feito por pais e professores, nada substitui o ensino presencial. Teremos um grande desafio pela frente e esperamos que nossos esforços possam diminuir um pouco os prejuízos pedagógicos que nem temos ainda como estimar.”
No período vespertino, a capacitação foi virtual e teve como tema: Planejamento.
O cronograma prevê ainda capacitações nos dias 10, 11, 12, 15 e 24 de fevereiro.