Município definirá detalhes da vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (18)

A Fundação Municipal de Saúde já conta com um levantamento que fará parte das ações de vacinação contra a Covid-19. A expectativa dos gestores é fazer uma reunião decisiva na segunda-feira (18), caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize a utilização das vacinas durante este final de semana.

 

Segundo a estimava dos gestores do município, Tubarão deve receber, inicialmente, 4 mil doses de vacina e a imunização seguirá as recomendações do Ministério da Saúde. A partir daí serão definidas questões fundamentais como a vacinação de 4 mil pessoas ou vacinação de 2 mil pessoas que receberiam a segunda dose mais adiante.
Já está definido que os primeiros a receber a vacina são os profissionais da área da Saúde e idosos que estão em casas de repouso.

 

“Caso as doses não sejam suficientes, vamos priorizar os grupos de maior risco dentro do grupo definido”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.

 

A logística da vacinação também está pré-definida. A ideia é vacinar nos locais de trabalho das instituições maiores como hospitais, clínicas e postos de saúde. Arena Multiuso, estádios Aníbal Costa e Domingos Gonzales e estacionamento do Farol Shopping são outros lugares que poderia ser utilizados como espaço para vacinação.

 

A estrutura da saúde municipal conta hoje com cerca de 12 mil agulhas e seringas específicas e outras 70 mil de tamanhos variados que podem ser utilizados em caráter emergencial.

 

“E também estamos com a licitação em fase final para a aquisição de mais seringas e agulhas”, lembrou o prefeito Joares Ponticelli.

 

A vacinação da população em geral, quando houver doses suficientes, também já está mapeada. Serão disponibilizados 29 postos de saúde e uma sala de vacina central, além dos ambientes externos (shopping, Arena, estádios). A Fundação Municipal de Saúde dispõe de aproximadamente 60 profissionais (vacinadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem) e dezenas de voluntários capacitados que poderiam auxiliar nos trabalhos.

 

Na segunda-feira, Daisson e Joares irão na GAM, distribuidora de medicamentos, que colocou à disposição do município os refrigeradores especiais para armazenar as doses em temperatura -70ºC, para conhecer os equipamentos.