Em Brasília, prefeito de Tubarão participa de reunião que busca solução para o futuro da Usina Jorge Lacerda
Lideranças políticas de todo o estado estiveram nesta quarta-feira (13) em Brasília, em uma reunião no Ministério de Minas e Energia, para buscar soluções que evitem o fechamento do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. O prefeito Joares Ponticelli participou dessa reunião.
A desativação programada do complexo de Capivari de Baixo foi anunciada no final do ano passado pela direção da Engie, controladora da usina. A notícia deixou prefeitos e empresários apreensivos, já que a usina representa quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Sul do Estado e é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos. Ainda em 2020, várias lideranças se reuniram, primeiro em Criciúma, e depois em Tubarão, para discutir o tema e encontrar uma solução para o caso. Na reunião desta quarta-feira em Brasília, o grupo foi recebido pelo ministro Bento Albuquerque. O governador Carlos Moisés também participou do encontro.
“Hoje o Ministério de Minas e Energia teve a ideia da dimensão do problema que seria o fechamento do complexo energético e ficamos muito satisfeitos porque o ministro Bento Albuquerque participou dessa reunião com todo o seu staff, e o que é melhor: reiterou o compromisso que está previsto no decreto que criou o grupo de trabalho de apresentar em até 180 dias uma solução. Como as primeiras desativações seriam em dezembro de 2021 e o prazo do grupo de trabalho é para junho, então temos seis meses de prazo para implementação dessa solução. Acredito que a demonstração que foi dada hoje da preocupação e envolvimento de tantas lideranças de Santa Catarina fará com que o Ministério de Minas e Energia acelere os trabalhos e nos apresente algumas propostas de encaminhamento para esta questão”, destacou Joares.