Dia do Rio: Funat recolhe 500 quilos de lixo às margens do afluente Tubá-nharô
Ele nasce na conhecida Serra do 12. Desemboca na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. Com 120 quilômetros de comprimento, histórias e memórias se acumulam e fazem o Rio Tubarão ser ainda mais espetacular. Nesta terça-feira (24) é comemorado o Dia do Rio. Embora seja reforçado a importância do afluente tubaronense, percebe-se o quão é crucial falar de preservação e que depositar irregularmente resíduos sólidos infere em crime ambiental.
Durante ação nas proximidades da Ponte Heriberto Hülse, Margem Esquerda, aproximadamente, 500 quilos de resíduos sólidos foram recolhidos às margens do Rio Tubarão pelas equipes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), das empresas Sanitary, responsável pela limpeza pública urbana, e da Racli – que cuida do recolhimento dos resíduos sólidos. “Esses dispostos irregulares são destinados para a água podendo alterar as características do ambiente aquático”, explica a bióloga e vice-presidente da Funat, Cristina Souza.
Com a iniciativa, que ocorreu na manhã desta terça-feira (24) e seguiu todos os protocolos de prevenção da Covid-19, Cristina destacou ainda outro aspecto importante: a contaminação do solo. “Isso representa uma séria ameaça à saúde pública tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de transmissores de doenças, além da degradação da flora e fauna local”, alerta.
Caso observe qualquer ação errônea de um cidadão, você pode reclamar e denunciar para a Ouvidoria, no telefone (48) 3621-9051 ou WhatsApp (48) 98419-7361. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.