Planejamento virtual é aprovado pelos educadores da rede municipal
Cerca de 600 professores da Educação Infantil e 225 educadores do Ensino Fundamental participaram na segunda-feira (4), do primeiro planejamento virtual da rede municipal de ensino.
Durante a atividade coordenada pelas assessoras da Fundação Municipal de Educação (FME), os professores foram divididos em grupos de acordo com a série ou disciplina que lecionam.
A assessora de Educação de Infantil, Lucimara de Amorim Cardoso de Pontes, ressalta que o planejamento de forma presencial ocorria, anteriormente, ao final de cada bimestre, mas, a versão virtual será realizada toda semana. “Foi uma experiência inédita para todos nós, considerada muito positiva pelos participantes, por isso, ocorrerá sempre às segundas-feiras, pois é uma maneira de, mesmo a distância, mantermos os educadores motivados e seguindo o mesmo plano educacional”, afirma.
A assessora de Ensino, Anete Dacoreggio Volpato Wilbert coordenou a atividade com alguns grupos de professores dos Anos Iniciais e Finais. Segundo Anete, a humanização faz parte do ofício do professor e o planejamento virtual promoveu uma importante interação entre os docentes e interessante troca de experiências. “Os professores puderam interagir entre si, tiraram dúvidas, compartilharam suas iniciativas educacionais, deram suas contribuições e isso motivou e aproximou, de certa forma, os participantes”, conta.
Unicidade é o que também se espera a partir do planejamento online, como destaca a diretora-presidente da FME, Adriana Mariano Rosa: “Esperamos que haja um alinhamento dos conteúdos, pois é necessário mantermos uma metodologia de ensino padronizada. E durante a videoconferência percebemos que os conteúdos estão bem nivelados, que os professores estão seguindo a rota proposta. Eles compartilharam suas práticas e isso ajuda a fortalecer o processo educativo”, salienta.
Grande preocupação dos educadores é diminuir o prejuízo dos estudantes, quando houver o retorno às salas de aula. “Muitos alunos estão tendo aulas virtuais por meio da plataforma Google For Education e os alunos que não têm internet recebem material em casa. Sabemos que o ensino a distância, mesmo bem elaborado, não substitui o ensino presencial, mas o planejamento foi feito para reduzir os danos e fortalecer a base de aprendizagem dos alunos”, explica Adriana.