Primeiras estacas para construção da nova ponte chegam ao canteiro de obras
As primeiras cargas de estacas para construção da ponte sobre o Rio Tubarão – que ligará as ruas Uruguai (margem direita) e Padre Nóbrega (margem esquerda) – chegaram ao canteiro de obras. No total, serão fixadas 148 estacas pré-moldadas que servirão de base para as duas cabeceiras e os cinco apoios que sustentarão a travessia de 142 metros de extensão.
As estacas vieram da cidade de Araucária-PR, mesmo lugar onde foram fabricadas as vigas da passarela de concreto em frente à Unisul. Os artefatos começam a ser fixados ainda nesta semana, assim que chegar o equipamento de bate-estaca para a preparação da primeira cabeceira. O espaço onde será construída a cabeceira da margem direita já está preparado para receber os trabalhos de estaqueamento.
Cada cabeceira terá 14 peças de estacas. Já as cinco colunas de apoio da ponte terão 24 peças, totalizando as 148 estacas. Com 23,65 metros de largura, quatro pistas, canteiro central e espaços para pedestres e ciclistas, nos dois lados, a obra custará R$ 9.166.995,87 e é executada pela Traçado Construções e Serviços Ltda.
Vencidos os procedimentos burocráticos como as licenças ambientais para a remoção das árvores e a montagem do canteiro de obras, o cenário onde será construída a ponte ganha novos elementos quase que diariamente.
“Essa parte do rio passou por uma intensa transformação em poucas semanas. Logo poderemos ver o surgimento das primeiras estruturas da ponte que era aguardada há mais de 40 anos”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.