#AtivoEmCasa: delivery da ginástica enriquece treino em isolamento social
Corda, arco, bola, maças e fita. Esses são os aparelhos que as atletas de ginástica rítmica de Tubarão tinham contato praticamente todos os dias, durante os treinos na Arena Multiuso. Como a recomendação é ficar em casa, a treinadora Nel Orth inovou, promovendo um delivery de equipamentos. “Peguei os manejos, esterilizei com álcool em gel e levei para cada uma no seu lar. Assim, elas conseguem manter as atividades básicas”, explica a professora.
A professora sente falta do contato com a equipe, principalmente porque a modalidade é baseada nas correções para evoluir individualmente. “É difícil, pois não posso ser muito exigente. O momento é delicado, então, procuro motivá-las todas às vezes que conversamos”, revela Nel. Para garantir o entendimento dos exercícios, a técnica usa uma linguagem simples e envia para o grupo através das redes sociais, junto com um vídeo demonstrativo.
As atividades estão ligadas a preparação geral, como o ganho de força e potência. Mesmo com tantas mudanças, algo não mudou: o tempo dedicado a flexibilidade corporal, tão importante para alcançar a excelência nos movimentos acrobáticos. Com cadeiras, armários e o chão, as atletas conseguem manter o foco, buscam seus limites corpóreos, para atingir diferentes movimentos. “Aquelas que permanecem dedicadas, podem voltar até melhores para os treinos”, finaliza Nel.