Sem parar: atletas tubaronenses mantêm treinamento durante a quarentena
Diante da impossibilidade de treinar em piscinas, pistas, tatames, quadras, circuitos e demais espaços, ficar parado não é opção para os atletas tubaronenses. O cenário nunca visto antes por quem vive do esporte de alto rendimento, precisou se reinventar com o único lugar acessível neste momento de isolamento: a casa de cada um. Com cadeiras, cabos de vassoura, pneus, peso corporal e adaptações, as modalidades de rendimento de Tubarão conseguem se manter ativas durante o confinamento.
Tudo isso porque a lógica é clara: quanto maior o nível do esportista, mais difícil será a retomada após a quarentena.Estudos em andamento indicam que a recuperação de força e potência muscular, por exemplo, podem demorar até o dobro do tempo da estagnação do treinamento. Sabendo disso, os treinadores da Cidade Azul utilizaram a internet como ferramenta essencial para diminuir o afastamento. “Passos os treinos através de vídeos, em que demostro como será cada exercício. Depois envio para a equipe de acordo com categoria”, explica o treinador da natação, André Lemos.
Ao ver a comunidade esportiva manter os trabalhos, o presidente da Fundação Municipal de Esporte, Luiz Ernani Buerger, se orgulha e enaltece a dedicação e foco dos técnicos e atletas. “Um louvor para nossos treinadores que conseguem através da rede online continurem passando exercícios e mantendo o contato com cada esporte. Sabemos que o momento é de dificuldade, mas com cada um fazendo sua parte, logo vai passar. A FME também permanece com as atividades em casa, contribuindo no incentivo e fiscalização do precisa ser feito nas modalidade”, esclarece Ernani.