17º Boletim Informativo FMS – Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde divulgou neste domingo (29) o 17º boletim informativo que atualiza os dados com relação à Covid-19 em Tubarão e na região.

 

Nesta edição, destaque para o aumento no número de pacientes notificados pela Vigilância Epidemiológica, hoje em 503. Os casos confirmados, entretanto, permanecem em 13, sendo oito oficialmente contabilizados pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e os outros cinco confirmados em exames realizados em laboratórios privados, e que aguardam a contraprova do Lacen para serem contabilizados pelo estado.

 

Sobre os casos suspeitos, temos 37 pacientes. Em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) existem 197 pessoas. Até o momento, foram descartados 306 casos. Destes, 54 por análise do Lacen e os outros 252 por remissão dos sintomas e consequente liberação. “Em virtude de muitos destes pacientes serem coletados no hospital, o número de descartados pode ser um pouco maior do que o de suspeitos, ao mesmo tempo em que alguns exames coletados testam como inconclusivos, e aí a gente acaba descartando e os transformando novamente em suspeitos após a nova coleta”, explica o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol.

 

Nos hospitais, os dados deste domingo (29) apontam um total de 26 pacientes internados, sendo 19 em enfermaria e sete em UTIs. Dos internados em enfermarias, 17 aguardam os resultados de seus exames,, enquanto um deles já testou como positivo para o novo coronavírus. Ainda, uma criança, que também aguarda pelo resultado de sua coleta. A outra criança que se encontrava internada em enfermaria neste sábado (28) recebeu alta após descartar a possibilidade de estar contaminada. Dos sete pacientes internados em UTI, quatro são casos confirmados, sendo um de Tubarão, um de Urussanga e dois de Braço do Norte. Os outros três, um de também de Tubarão, outro de Pescaria Brava e um terceiro cuja procedência ainda não é conhecida, aguardam resultados de exames. “Temos uma preocupação maior nesse momento com relação às internações em UTI, que com os sete que estão lá atualmente, isso dá quase um terço da capacidade do setor no Hospital Nossa Senhora da Conceição, e por ficarem bastante tempo na UTI, traz a apreensão sobre não termos leitos suficientes, e daí exigirmos do estado uma ação mais breve que nos traga segurança quanto a esta situação”, comenta Daisson.

 

É importante ressaltar que Tubarão segue o decreto do Governo do Estado que prorrogou a quarentena em Santa Catarina por mais sete dias. Nesta segunda-feira (30), após reunião por videoconferência com os outros prefeitos da Amurel, o Município divulgará seu posicionamento oficial em termos de medidas a serem tomadas daqui em diante.

 

Lembramos ainda que o COEMS está à sua disposição, todos os dias da semana, das 7 às 22 horas, para que você possa sanar suas dúvidas sobre a Covid-19, ou caso tenha algum sintoma. E para receber nossos boletins diariamente, salve em seu celular o número (48) 98419-7310 e mande uma mensagem de WhatsApp com o seu nome para fazer parte de nossa lista de transmissão. Este número, no entanto, não recebe ligações e nenhum outro tipo de mensagem, sendo exclusivo para cadastramento eletrônico.