14º Boletim Informativo FMS – Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou, nesta quinta-feira (26), o 14º boletim informativo que atualiza os números sobre a situação da Covid-19 em Tubarão e na região.

 

Como destaque inicial, o Governo do Estado esclareceu a diferença de dados, no que se refere à quantidade de casos confirmados na Cidade Azul, divulgada nesta quarta-feira (25), quando, segundo o Lacen, existiam oito, ao invés dos nove informados pelo boletim. A diferença se deu em virtude de que este paciente, especificamente, é de Gravatal, mas realizou o exame em Tubarão. Por isso, em princípio, ele foi contabilizado como caso tubaronense. No entanto, como, desde esta quarta-feira (25) o Estado passou a computar os casos pela cidade de origem do paciente, este caso saiu de Tubarão e passou a contar como de Gravatal. Desta forma, Tubarão tem 11 casos confirmados – destes três realizaram exames em laboratórios particulares e aguardam o resultado das contraprovas efetuadas pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen).

 

Em termos de notificações, existem 349 pacientes nesta quinta-feira (26), com um total de 66 exames realizados até o momento. Destes, 35 testaram negativo, enquanto 24 aguardam resultado – considerados suspeitos.

 

Os hospitais, por sua vez, registram cinco pacientes internados em enfermaria e seis em UTIs, destes dois atestados como positivo para o novo coronavírus. Estes pacientes são três de Tubarão, dois de Braço do Norte e um de Urussanga.

 

No Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) – cujos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619 estão à disposição para sanar qualquer dúvida sobre o coronavírus, todos os dias, das 7 às 22 horas – encontram-se em monitoramento 229 pacientes, com 25 descartados, o que totalizam 182 pacientes que deixaram de ser acompanhados e um registro de 62 atendimentos nesta quinta-feira (26).

 

Para receber os boletins diariamente e ficar atualizado sobre a Covid-19 em Tubarão, salve nos contatos do celular o número (48) 98419-7310, e mande uma mensagem por WhatsApp com seu nome. Lembramos que este número não recebe ligações e nem outros tipos de mensagem, funcionando apenas para o cadastro eletrônico de participantes da lista de transmissão dos boletins.