Toda rede da Atenção Primária em Saúde deve utilizar prontuário eletrônico até março
A manhã desta sexta-feira (29) foi o último dia da capacitação para a efetivação do sistema de prontuário eletrônico no município dos profissionais de saúde. Depois de uma semana de treinamento, médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem receberam auxílio para aprender a utilizar os prontuários de uma maneira mais fácil e ágil. O ensinamento foi repassado por uma empresa de tecnologia, contratada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Durante a terça (26), participaram os técnicos de enfermagem, na quarta (27), os médicos, na quinta (28), os enfermeiros e por último, na sexta-feira (29), os dentistas. A implementação do prontuário, agora eletrônico, vai melhorar o acesso das informações de pacientes, agilizar os atendimentos e a organização dos dados do município.
O sistema, E-Sus, é totalmente gratuito e disponibilizado pelo Ministério de Saúde (MS). De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Venâncio, a intenção é regulamentar os processos o mais rápido possível. “A ideia é retornar em fevereiro, para ver como está funcionando e, até o final do mês, queremos que 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estejam com o prontuário eletrônico implantado”, planeja.