Sistema “Libera Fila” tem início e pretende diminuir as faltas em procedimentos de saúde
Para melhorar o fluxo de atendimento e reduzir as faltas, que gera transtornos em consultas e em exames, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) contratou um sistema informatizado que vai comunicar os pacientes sobre os agendamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é realizado via aplicativo WhatsApp, mensagens de texto (SMS) e e-mail. O projeto “Libera Fila” iniciou nesta semana, mas para que continue a dar certo, todos os pacientes devem ter os cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A mensagem é enviada, com nome, procedimento, local e horário do paciente. Ao ler o texto, o mesmo confirma se poderá comparecer para a realização do exame/consulta, mas caso não, ele é retirado da fila e os próximos são convocados, otimizando o tempo de espera.
De acordo com os dados da Central de Regulação Municipal, os números de faltantes em procedimentos são em torno de 30%, o que dificulta o andamento da fila de atendimento. “Cada paciente que falta, tira a vaga de uma pessoa e isso traz lentidão nos atendimentos e nas filas de espera. Quanto mais organizado estiver esse processo, mais rápidas serão as filas de espera e a população será a maior beneficiada”, afirma o diretor-presidente da FMS Daisson José Trevisol.
“Esse sistema apresenta um custo muito baixo para a fundação, e acreditamos que ele reduzirá consideravelmente o número de faltantes, que hoje é um grande problema não só em nosso município”, ressalta Daisson.