Entrevistadores do Cadastro Único passam por capacitação
Entrevistadores que atuam no Cadastro Único dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) tiveram nesta quarta-feira (6) uma capacitação sobre os conceitos de termos utilizados no cadastro, na coleta de informações com qualidade e respeito as pessoas e famílias que são inseridas no serviço.
O Cadastro Único é um instrumento no qual as pessoas podem ter acesso a vários programas sociais como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, a Carteira do Idoso para viagem interestadual, o facultativo baixa renda (INSS donas de casa), a identidade jovem, a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, o benefício de Prestação Continuada (BPC).
As famílias inseridas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos ou quando houver alguma alteração na renda, composição familiar, endereço e escola.
“Desta forma se evita que o cadastro seja excluído do sistema”, salienta a coordenadora do setor de Cadastro Único, a assistente social Gilmara Esterchotter Nunes.
Para mais informações referentes ao Cadastro Único e os Programas Sociais do Governo Federal, as pessoas devem procurar o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social mais próximo: CRAS I Humaitá, CRAS II Passagem e CRAS III Oficinas ou na FMDS.