Exposição açoriana abre programação cultural do CMC em outubro
Teve início nesta segunda-feira (7) no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, a exposição “Açores – Um Marco na História do Brasil Traduzido em Arte”, criada em 2001 para comemorar os 250 anos da cultura açoriana em Santa Catarina.
A mostra percorreu diversos municípios do estado e é de autoria da artista plástica Nadya Niehues Becker, que trabalha aspectos culturais não só açorianos, mas também a relação com outras etnias. Tem como objetivo principal trazer reflexão e conhecimento sobre os diversos aspectos paisagísticos, históricos e culturais da região dos Açores, servindo como documentação de uma significativa fase da história de Santa Catarina, através de uma investigação estética e sociológica da importância dos 250 anos do povoamento açoriano da Região Sul.
“Nas formas figurativas, procuro transmitir um tipo de realidade ao observador, com o registro de conteúdos relativos à natureza local, bem como formas feitas pelo homem açoriano como construções, utensílios, instrumentos, ferramentas, bens culturais e patrimoniais, com a utilização de pares de complementares no que se refere à cor”, explica a autora.
A mostra já encontra-se em exposição no CMC, onde ficará até o próximo dia 25, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira das 13 às 22 horas. A entrada é gratuita.