Setembro Amarelo: UBS abrem em horário noturno para ações

Na intenção de emitir um alerta e debater sobre um tabu social, a campanha Setembro Amarelo, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove algumas ações de conscientização. Eventos no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acontecem durante todo o mês.

 

Os eventos dão prioridade para discutir o assunto e fazer com que os presentes expressem seus sentimentos e dúvidas sobre o tema. De acordo com a psicóloga do CAPS, Camille G. A. Felix, é importante dar esse espaço. “Aprender a conhecer e expressar os sentimentos vai auxiliar no desenvolvimento da empatia, do autoconhecimento, da autoconfiança e dos relacionamentos interpessoais, possibilizando uma melhora no bem-estar e uma melhor qualidade de vida”.

 

Cronograma da semana:

 

Na quinta-feira (19), a Unidade Básica de Saúde do Centro, vai promover palestras em prol do tema de “Prevenção de Suicídio” para a comunidade, a partir das 17 horas. Para participar, é só comparecer no local.

 

Na quinta-feira (19) também, a Unidade Básica de Saúde de Oficinas II, terá atendimentos em horário noturno para os pacientes, em alusão a campanha nacional do Setembro Amarelo.

 

 

Já na segunda-feira (23), a partir das 14 horas todos os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), poderão participar de uma roda de conversa, promovida pelo CAPS II, para debater sobre a prevenção do suicídio. A ação ocorre no próprio instituto.

 

 

Também na segunda-feira (23), a comunidade do bairro do Morrotes vão poder participar de um café com debate sobre o tema. O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, a partir das 19 horas.