No Oeste: 73 atletas de Tubarão vão em busca dos títulos na Olimpíada Estudantil Catarinense

Quase três mil atletas de 82 municípios catarinenses chegam a Videira, a partir desta quinta-feira (12), onde disputarão a 19ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), etapa estadual. Da Cidade Azul para Oeste do estado, viajam 73 atletas, que vão defender a bandeira de Tubarão ao buscar títulos, troféus e medalhas. A delegação está dividida em cinco modalidades: atletismo, futsal feminino, ginástica rítmica, judô e karatê, com atletas com idade entre 8 e 17 anos, e ocorre até o próximo sábado (21).

 

Para alguns, o campeonato não é novidade. Ao encará-lo pela segunda vez, Márcio Antônio Abreu diz que se sente mais preparado para enfrentar as provas de velocidade no atletismo. “Nos treinos dei meu melhor e, agora, o objetivo é trazer a tão sonhada medalha”, afirma o velocista empolgado com a disputa. Outra curiosidade nas modalidades individuais é a estreia da ginástica artística, uma parceria entre a Gymclass Escola de Ginástica e a Fundação Municipal de Esporte (FME). O projeto esportivo é mantido pelo Centro Integrado de Arte e Cultura (CIACE) e não tem fins lucrativos. Assim, Tubarão abriu ainda mais o leque de representatividade na competição estadual.

 

No esporte coletivo, o futsal feminino foi o único elenco a conquistar a vaga para a etapa regional. Goleira destaque no município, Vitória Damasseno diz que a ansiedade está tomando conta e não vê a hora de entrar em quadra. Embora tenha participado de outros torneios, o frio na barriga continua o mesmo. “Parece que é a primeira vez”, revela. Enquanto o dia das partidas ainda não chega, o foco não pode parar. “É uma responsabilidade e tanto. Com certeza, vamos lutar firme para trazer o troféu para o município”, finaliza.

 

Conquista a longo prazo

 

Quem trouxer medalha para casa, alcança benefícios no próximo ano no cenário esportivo de Tubarão. Em 2020, os vencedores automaticamente serão beneficiados com o Bolsa Atleta ou Bolsa Técnico, programa promovido pela Prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esporte (FME). Por isso, cada treinador fez o planejamento físico, técnico, tático e psicológico adequado, pensando em alcançar o melhor desempenho dos esportistas tubaronenses. Afinal, uma conquista na Olesc rende frutos a longo prazo.

 

Apoio

 

Durante o período competitivo, os atletas estarão alojados na Escola de Educação Básica Santos Anjos. Lá, quem cuidará das refeições, transporte e limpeza é a equipe da FME, dando o suporte necessário a todos. O grupo de apoio viajou nesta quarta-feira (11) para Videira, tendo em vista que os competidores e técnicos da Cidade Azul se deslocam para o Oeste do estado nesta quinta-feira (12).