Ações do Setembro Amarelo começam a ser realizadas pelo CAPS

Na intenção de emitir um alerta e debater um tabu social, a campanha Setembro Amarelo segue promovendo ações em todo país na busca por conscientização. Durante todo o mês, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) de Tubarão promove intervenções tanto na rotina da equipe quanto na dos pacientes. Na terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a primeira delas, aconteceu por meio de uma palestra.

 

Com o objetivo de estimular a prevenção, a palestra debateu aspectos importantes na luta pelo encorajamento das pessoas a procurarem ajuda especializada. Além disso, buscou fazer com que o público presente refletisse sobre a necessidade de falar sobre sentimentos e emoções.

 

De acordo com a psicóloga do CAPS II, Camille G. A. Felix, evitar expressar sentimentos pode desencadear impactos negativos. “Quando negamos o que sentimos ou guardamos para nós mesmos, podemos nos deparar com o surgimento de emoções como tristeza e preocupação excessiva, que podem resultar em ansiedade, depressão e outros problemas de saúde que influenciam no bem-estar pessoal e profissional”.

 

Através de palestras como esta, o centro de atendimento pretende estimular as pessoas a procurarem os profissionais para cuidarem desse aspecto, tão importante e ao mesmo tempo tão ignorado no dia a dia. “Aprender a conhecer e expressar os sentimentos vai auxiliar no desenvolvimento da empatia, do autoconhecimento, da autoconfiança e dos relacionamentos interpessoais, possibilizando uma melhora no bem-estar e uma melhor qualidade de vida”, salienta Camille.