Livro do MEC sobre artes terá registro do projeto “Orquestra de Sons e Latas”, em 2020

Um dos projetos educacionais e ambientais mais celebrados da Fundação Municipal de Educação (FME), o “Orquestra de Sons e Latas”, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Faustina da Luz Patrício, estará mais uma vez estampado em um dos livros do Ministério da Cultura (MEC), que será distribuído em 2020, para estudantes do Ensino Fundamental de todo o país.

 

A utilização de materiais recicláveis para produção dos instrumentos da orquestra estará em duas páginas de um livro sobre artes. A fotografia utilizada foi de uma apresentação do grupo em 2015 no Fórum Mundial da Paz, em Florianópolis.

 

“Ficamos muito felizes porque é um reconhecimento de alcance nacional e que valoriza a mistura de um trabalho que envolve a música e a sustentabilidade”, destaca a diretora da escola, Christiane Martins Matias.

 

Criado em 2014 através de uma parceria entre a Ong Moradia e Cidadania, de Florianópolis, e a Fundação Municipal de Educação de Tubarão, o projeto “Orquestra de Sons e Latas” já se apresentou em diversos eventos em todo o Estado.

 

O grupo hoje conta com 30 componentes que ensaiam toda segunda-feira, durante uma hora, sob o comando do professor de música Miguel José Cardozo Júnior. Nesses cinco anos de existência, o projeto já teve a participação de mais de 120 alunos da escola.