Coqueluche, meningite e sarampo foram temas de capacitação para funcionários da Atenção Básica

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu, nesta sexta-feira (16), capacitação para os funcionários sobre doenças infectocontagiosas que estão reaparecendo na população. Técnicos de enfermagem, agentes de saúde e profissionais de serviços gerais receberam diversas informações para melhor se prepararem sobre o tema. A palestra foi ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tubarão, Helena Caetano, e aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas – CEDUP.

 


Durante a tarde, cerca de 250 servidores receberam informações sobre os sinais e sintomas das doenças, como realizar o bloqueio vacinal, algumas orientações de prevenção e quais os principais cuidados a serem tomados. Os primeiros a terem contato com a população são as equipes da Atenção Básica, sendo assim, capacitá-los é de suma importância. “Nós vamos capacitar todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde, pois são a porta de entrada e acabam sendo responsáveis pela promoção e prevenção da saúde”, pontua a coordenadora da imunização da FMS, Shaiane Salvador.

 


Apesar de haver surto em regiões do país, Tubarão, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, atualmente não possui registro de sarampo. Porém, promover a prevenção e aperfeiçoamento dos profissionais faz parte de uma preparação necessária. “Precisamos abrir os olhares dos profissionais já na triagem, porque não podemos deixar a doença começar”, relata a palestrante Helena.

 


A próxima capacitação ocorre na sexta-feira (23) e será voltada aos enfermeiros do município, também no auditório do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas (CEDUP), a partir das 13h30.