Agosto dourado: enfermeiros recebem capacitação sobre a amamentação

Para levar mais conhecimento para toda a população, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo palestras sobre o aleitamento materno, já que agosto é considerado o mês dedicado a conscientização sobre o tema. As ações têm como objetivo capacitar os profissionais da área da saúde. Durante a tarde desta sexta-feira (9), o auditório da FMS foi palco para mais uma delas com os enfermeiros.

 

Ministrada pela consultora em aleitamento materno e fonoaudióloga Daniela Willig, o encontro promoveu debates que ressaltaram como prolongar a amamentação é importante, já que é algo tão necessário na vida de um recém-nascido. Ao longo do mês, odontólogos, auxiliares de consultório dentário e técnicos de enfermagem também serão capacitados.

 

Gisele Rufino Menegaz, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Oficinas II, comenta que as capacitações vêm para ajudar no processo de relacionamento com as pacientes. “Ela amplia nossos conhecimento, pois as informações vão sempre modificando e precisamos nos atualizar para estar orientando as pacientes da melhor forma”, avalia.

 

 

Aleitamento materno: capacidade nutricional

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, atualmente apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses, e só 32% continuam sendo amamentados até os 24 meses. Algo muito abaixo do esperado, já que até o sexto mês a criança deve somente se alimentar com leite materno e ser amamentado até os dois anos, pois é o alimento que supre toda sua necessidade nutricional.


Se você é gestante ou puérpera e está com algum problema ou impasse para amamentar, se informe e procure profissionais habilitados para repassar informações que auxiliem tanto você quando o seu bebê.