Microempreendedores individuais de Tubarão podem aderir a programa de aceleração

Há quatro anos, Gilberto Honorato Floriano Junior deixou de ser taxista para abrir o seu próprio negócio. A mudança ocorreu quando ele e a então esposa descobriram que seriam pais de uma menina. Gilberto foi para São Paulo, onde aprendeu, com a irmã, a fazer salgados fritos. No retorno a Tubarão, começou a vender salgados numa salinha improvisada na garagem de casa. O negócio cresceu e, hoje, a Valentina Salgados está instalada em um local mais amplo, com produtos à pronta entrega na lanchonete própria, além das encomendas para festas, eventos em geral, padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos.

 

Gilberto é um dos mais de oito milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados no Brasil até março deste ano, segundo dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. Nos últimos cinco anos, o número de MEIs no país cresceu mais de 120%. Somente nos três primeiros meses de 2019, mais de 379 mil novos microempreendedores individuais foram registrados no Brasil. Já em Tubarão, de acordo com o levantamento mais recente do Sebrae/SC, existem cerca de 4,9 mil MEIs cadastrados.

 

O segredo do sucesso? Gilberto não tem dúvidas. “O comprometimento com o próprio negócio e a qualidade no que está sendo feito são fundamentais. Também manter o preço acessível, não deixar o preço caro só porque o negócio está crescendo. E respeito, educação, tratar bem o cliente, isso sempre”, enfatiza o empreendedor.

 

Além disto, para se manter no mercado e crescer dentro dele é importante entender de negócios. Não basta apenas ser um especialista no produto que está sendo feito ou no serviço que está sendo oferecido, pois também é preciso saber administrar a própria empresa, ter conhecimento sobre gestão, finanças, atendimento, metas, soluções, faturamento, entre tantas outras questões que permeiam o mundo dos negócios.

 

Pensando nisto, o oceanógrafo e empreendedor no segmento de design de objetos de madeira, Andre Bianco de Pieri, procurou o Sebrae/SC. “Tinha esse interesse em procurar o Sebrae para alavancar o meu negócio, para usar novas estratégias de conhecimento. Procurei a agência do Sebrae em Tubarão e no mesmo dia consegui uma consultoria financeira com um profissional. Foi muito boa para mim, para o negócio, apesar de ser uma consultoria de 1h30min, foi uma alavancada legal em questão de entusiasmo e de estratégias de negócio”, conta Andre.

 

Ele é sócio da Wet & Wood, empresa que produz móveis e peças em madeira, tudo com temas voltados para o oceano, já que ele e o sócio são oceanógrafos. Há quatro anos e meio no mercado, Andre credita a consolidação da marca à qualidade aplicada aos produtos e à identidade criada para a Wet & Wood, além da busca por clientes em grandes cidades, como São Paulo.

 

Acelera MEI Tubarão

 

Focada nestes microempreendedores individuais que desejam adquirir mais conhecimento para melhorarem os seus modelos de negócios, a Prefeitura de Tubarão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae/SC, promove o lançamento do Acelera MEI – Programa de Aceleração do Crescimento para o Microempreendedor Individual de Tubarão.

 

O evento é gratuito e exclusivo para MEIs da Cidade Azul. Ele será realizado no próximo dia 30, a partir das 19 horas, na Faculdade de Tecnologia Senac, no bairro Revoredo. Quem tiver interesse em participar deve fazer uma inscrição prévia através do site www.sympla.com.br/lancamento-acelera-mei-tubarao__577456.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, destaca que “a nossa proposta com o Acelera MEI é ajudar esses empreendedores a crescerem e contribuírem com o fortalecimento da economia local, assim estando mais capacitados, mais preparados, mais municiados de ferramentas de gestão e que possam auxiliar nesse crescimento. Para o município é bem importante esse processo, para o fortalecimento tanto da cultura empreendedora, como da economia local”.

 

A analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo, explica que a ideia do projeto é mostrar que existe muita potencialidade dentro dos MEIs. “Muitas vezes, o MEI não cresce por medo de pagar mais, por ter que sair da zona de conforto, mas ele deve entender que terá acesso a mais benefícios também. E não vai ter fiscalização, se fatura mais, fatura menos. A ideia é pensar na estratégia do modelo de negócio com o empreendedor e ele avaliar a sua potencialidade de crescimento, mas, também, estar disposto a sair da zona de conforto”, pontua Juliana.

 

O Programa de Aceleração do Crescimento para o Microempreendedor Individual de Tubarão é uma ação do chamado Ciclo 2 do Projeto Cidade Empreendedora. Tanto o Acelera MEI, como o Cidade Empreendedora são projetos executados pela Administração Municipal; já as metodologias foram idealizadas pelo Sebrae/SC.

 

Como funciona a metodologia

 

O Acelera MEI Tubarão é um programa de capacitação e gestão, então o objetivo é capacitar os microempreendedores individuais para a gestão de seus negócios. O programa terá duração média de quatro meses, sendo exclusivo para MEIs de Tubarão e não há custos para os participantes.

 

A capacitação consiste em três fases, sendo que cada fase possui um foco temático e uma metodologia distinta. As três fases, chamadas de saltos, duram em torno de um mês cada uma. As oficinas oferecidas em cada fase tratam das seguintes temáticas: 

 

Salto 1 – Eu como empreendedor (a): autoconhecimento, liderança e storytelling. Tem como metas de aprendizagem o desenvolvimento pessoal, pensar além das atividades básicas e entender o processo de crescimento;

 

Salto 2 – Meu negócio: conhecendo seu próprio cliente, gestão financeira e modelos de negócio. As metas de aprendizagem são entender os modelos de negócios e validar o seu;

 

Salto 3 – Crescimento: modelos de crescimento, marketing e pitching. As metas são avaliação e otimização, scaling, pitching, prototipagem.

 

Texto: Vanessa Amando | NBCom