Primeira turma do Patrulha Mais Azul inicia atividades

Uma aula ministrada pelo agrônomo Márcio Ronchi, coordenador ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), na noite da última quarta-feira (05), marcou o início das atividades da primeira turma do programa ambiental Patrulha Mais Azul.

 


Idealizado pela Funat, o programa vai atender, neste ano, 30 estudantes de 12 a 15 anos, que por meio de conteúdos teóricos e aulas práticas, terão acesso a conhecimentos específicos que estimularão atitudes e habilidades necessárias à melhoria da qualidade ambiental do município, além da busca de soluções para problemas existentes.

 


Com carga horária de 300 horas/aula, o conteúdo será ministrado em dois encontros semanais no contraturno escolar, por professores da rede pública e privada do município, técnicos atuantes na área ambiental, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça e oficiais efetivos do Exército Brasileiro. Em um dos encontros semanais serão realizadas aulas teórico/práticas com temas ambientais relevantes e em outro serão oferecidos exercícios físicos e conteúdos teóricos sobre ética, moral e disciplina, seguindo os preceitos militares do Exército.

 

Os patrulheiros ganharão uniforme completo e todo o material didático. Ao final será realizada a formatura e todos os participantes receberão um certificado de conclusão e título de integrante da Patrulha Mais Azul, além de serem premiados os alunos que se destacarem nos quesitos assiduidade, disciplina, dedicação e conhecimento.

 


O diretor-presidente da Funat, Guilherme Gomes Antunes, ressalta que o programa pretende desenvolver o espírito preservacionista. “Esses jovens terão uma grande oportunidade de se tornarem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sua formação, o poderá fazer uma grande diferença em suas vidas, já que sairão do curso com um perfil diferenciado, com outro olhar sobre o meio ambiente, o que pode trazer reflexos positivos, inclusive na vida profissional.”