Prefeitura será parceira do Exército em projeto esportivo para jovens em risco social
A prefeitura e a 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria encaminharam nesta segunda-feira (18) uma parceria para a efetivação do Programa Forças no Esporte (Profesp), idealizado pelo Ministério da Defesa, que vai oferecer atividades esportivas a jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. As atividades – inicialmente basquete e atletismo – serão realizadas no quartel do batalhão e o município dará apoio por meio da logística e participação de profissionais da área do esporte.
Criada em 2003, o Profesp funciona no contraturno dos estudantes beneficiados. A seleção dos jovens que participarão das atividades esportivas no quartel será feita pela prefeitura. Na primeira edição em Tubarão, o programa terá duas turmas de 25 estudantes. O projeto deve iniciar no próximo mês, após uma reunião de instruções para os pais ou responsáveis dos beneficiados.
“Tivemos a felicidade de sermos contemplados com o programa aqui em Tubarão e de imediato tivemos o apoio da prefeitura. Receberemos dentro do quartel crianças em risco social para a prática desportiva. Além disso, esses jovens receberão noções de disciplina militar, civismo, boas maneiras e outros valores de cidadania”, destacou o comandante da 3ª Companhia, major Tadeu Poerschki Pacheco de Oliveira.
Para o prefeito Joares Ponticelli, o surgimento de mais uma alternativa de ocupação para jovens em situação de risco social fortalece cada vez mais as chances de um futuro social e profissional promissores.
“Cabeça vazia só prejudica ainda mais o ambiente social de risco em que muitas crianças e adolescentes vivem, por isso iniciativas como essa das Forças Armadas precisam ser comemoradas, pois temos aí uma grande chance de encaminhar vários jovens para um futuro melhor. Já tínhamos retomado o funcionamento das escolinhas sociais e a criação do projeto Geração 2050 em parceria com o Senai e agora o Profesp com o Exército vem reforçar nosso empenho em cuidar da melhor maneira possível da nossa juventude”, ressaltou o prefeito.