Violência contra as mulheres é tema de palestra na Arena Multiuso

Santa Catarina é um dos estados líderes em números de violência contra as mulheres. A cada 10 minutos uma mulher sofre com isso, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Grandes números para um só estado. Em busca de orientar e diminuir os resultados, foi realizada na tarde dessa sexta-feira (15), uma palestra no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.


Ministrada pelo juiz da comarca de Tubarão, Maurício Mortinari, a palestra “Violência Contra a Mulher: tem que meter a colher” reuniu diversas pessoas para discutir sobre os tipos de violências contra as mulheres. Contando com alguns relatos de violência, dados e orientação sobre o tema. “Infelizmente é uma realidade diária que enfrentamos, são em torno 250 casos por dia de violência no estado”, pontua Mortinari.


O debate ocorreu em continuação de uma série de ações da campanha “Diga não à violência contra as mulheres”, realizada pela parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e ao Idoso (DPCAMI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).


Durante o mês alguns eventos são promovidos para a população, desde atividades em escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (USB). “A violência nunca começa de uma hora para a outra, ela tem um ciclo, uma sequência, que pode evoluir até a morte. Vamos trabalhar junto com a sociedade para que, cada vez mais, possamos identificar esses problemas e coibi-los”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.