Reuniões vão promover inserção dos pais no processo de aprendizagem

A Fundação Municipal de Educação (FME) inicia nesta segunda-feira (25), às 19 horas, uma série de reuniões com pais de alunos das escolas do Ensino Fundamental, da rede municipal.

 

 

As reuniões serão conduzidas pelo professor Maurício da Silva, presidente da FME e, outros membros da equipe. O prefeito Joares Ponticelli conforme disponibilidade de agenda também participará. O primeiro encontro será no salão paroquial São Francisco de Assis, no bairro Monte Castelo, com os pais das escolas Arino Bressan, Faustina da Luz Patrício e Juscelino Kubitschek.

 

As reuniões fazem parte do projeto “Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho”, que tem como intenção orientar os pais, para que possam ajudar a construir os resultados escolares dos filhos. “Queremos que os pais atuem como agentes participantes da educação, presenciando todas as etapas, tendo acesso diário ao desempenho dos filhos e não só ao fim do bimestre, quando já não há mais o que fazer”, atesta o professor Maurício.

 

Além das reuniões, a intenção é que os pais sejam fiscalizadores dos boletins e das tarefas e que saibam as datas das provas, para cobrarem o estudo de seus filhos. “Independentemente da escolaridade que possuam e do tamanho de suas ocupações, os pais precisam zelar pela assiduidade, pontualidade, entre outros aspectos. Eles têm que participar mais da escola e a escola tem que oferecer condições para isso, disponibilizando, por exemplo, as datas das provas e o calendário escolar”, afirma.

 

O EducaWeb, sistema que permite o acompanhamento online do aluno, é outro ponto que deve favorecer o ensino. “Vamos incentivar o uso do sistema, tanto por pais, como pelos educadores, pois por meio dele é possível ver a frequência e os conteúdos abordados em sala de aula. É um excelente instrumento, que se bem utilizado, pode trazer bons resultados”, analisa o presidente.

Ao longo desta semana, ocorrem outros dois encontros. Na terça-feira (26), às 19 horas, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, a reunião será para os pais das escolas Manoel Rufino Francisco e Maria Emília Rocha. Na quarta-feira (27), às 19 horas, o encontro será na escola João Paulo I, com pais da própria unidade escolar e da escola Manoel José Antunes.