Primeiras turmas do Geração 2050 são formadas

Inovação e tecnologia foram as palavras mais lembradas na noite da última segunda-feira (17), durante a formatura das primeiras turmas dos cursos de Web Design e de Desenvolvedor de Software, que ocorreu na arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

 

Cerca de 40 estudantes de 7º, 8º e 9º Anos, da rede municipal, integrantes do Programa Geração 2050, receberam o certificado durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e familiares.

 

O curso é uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fundação Municipal de Educação, Senai e empresas de Tecnologia e a formatura encerrou os três meses de estudos oferecidos no Senai em turno alternado ao horário da escola onde os alunos estão matriculados.

 

“Nós debatemos muito a necessidade de ocupação do espaço e do tempo dos nossos alunos no contraturno da escola. Essa parceria com o Senai deixa todos esses jovens longe dos riscos sociais e em condições de competir no mercado de trabalho do emprego do futuro, na área da tecnologia e inovação, um caminho que não tem mais volta e para o qual Tubarão está se preparando bem, através de instrumentos como o Centro de Inovação”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

 

Considerado um grande instrumento de preparação para o mercado de trabalho e gerador de futuros empreendedores, o programa Geração 2050 oferece uma diversidade de cursos direcionados aos alunos do ensino fundamental, nas áreas e competências do século XXI, proporcionando a oportunidade de se desenvolverem na área tecnológica, com aprendizado direcionado para o meio empresarial.

 

“Considero o programa mais que uma formação profissional, mas um transformador de realidades, pois além do aspecto de qualificação, tem um forte viés de desenvolvimento, já que os alunos são habilitados nas áreas e competências do século XXI”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo.
O Geração 2050 foi lançado em julho como uma espécie de semente para o futuro tecnológico vislumbrado na cidade com o surgimento de novidades como as startups e o Centro de Inovação.

 

De acordo com a coordenadora de cursos do Senai de Tubarão, Jeniffer Florêncio Souza, o programa deve abrir novas turmas em 2019. “Em fevereiro, vamos nos reunir com a prefeitura e com empresas parceiras para definir os cursos e o processo de seleção dos estudantes”, adianta.