Telas de Willy Zumblick são destaque no novo prédio do MP/SC
Inaugurado nesta sexta-feira (7) em uma solenidade prestigiada por dezenas de autoridades e representantes de entidades de todo o Estado, o novo prédio-sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) teve como destaque cultural uma galeria com 22 telas do artista plástico tubaronense Willy Zumblick. As obras ficarão na galeria durante oito meses.
A mostra foi inaugurada com o descerramento do autorretrato do artista pintado em 1970. O quadro, que leva o nome do pintor, abre a exposição e oportuniza a Willy, em memória, a “zelar” pelas obras durante toda a mostra.
“A família se sente muito honrada com esse gesto, justamente por se dar no ano em que celebramos 105 anos de vida do artista, que dedicou sua vida a pintar Santa Catarina. Nada mais justo que nós possamos oportunizar às pessoas que participam do Ministério Público a poder observar esse trabalho relevante para Santa Catarina”, comentou o filho Raimundo Zumblick.
Uma das telas exposta na galeria está “Transportando os lanchões de Garibaldi”, com data de 1952 e ficava na Casa D’Agronômica, residência oficial do governador. O prefeito de Tubarão destacou que a exposição faz uma justa homenagem a memória de Willy Zumblick.
“Todos nós que somos tubaronenses, de nascimento ou de adoção, estamos felizes. Primeiro pela sensibilidade que o Ministério Público demonstra pela cultura catarinense; e segundo por escolher para inaugurar essa galeria o Willy Zumblick como patrono desse processo. Willy Zumblick escreveu na tela melhor que ninguém a nossa história. Obrigada por essa deferência”, afirmou Ponticelli.
O Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, inaugurou o espaço afirmando que “seus 75 anos de carreira artística deixam um legado sem igual. A história de Santa Catarina passa pelos seus pincéis e está eternizada em suas telas e esculturas, que, de acordo com pesquisadores especializados, podem superar a volumosa marca de 3000 obras. O mais admirável é que a maior escola de Willy foi a observação. Autodidata, retratava as cenas encantadoras do nosso Estado com enorme riqueza de detalhes”.
O governador Eduardo Pinho Moreira fez um discurso ressaltando a importância do artista para a história catarinense.
“É um dia para reconhecer a importância desse artista catarinense. Este quadro estava no Gabinete do Governador, na Casa d’Agronômica, e o Dr. Sandro Neis me procurou para tratar da importância de mostrá-lo para o povo catarinense e para todos aqueles que circularem por esse prédio. Isso para que entendam um pouco mais da história de quando Giuseppe Garibaldi transportava a sua nau fora do mar para poder chegar até Laguna e não ser surpreendido por tropas imperiais que o aguardavam. Willy é certamente um dos maiores artistas do nosso Estado e por esse motivo merece todas as nossas palmas e os nossos agradecimentos”, disse.
A nova sede do MP/SC tem 22 andares, sendo 5 de garagem e 17 para gabinetes e demais ambientes, e abrigará todos os órgãos da Procuradoria-Geral de Justiça, o Colégio de Procuradores de Justiça, o Conselho Superior do Ministério Público, a Corregedoria-Geral do Ministério Público, 75 gabinetes de Procuradorias de Justiça e alguns órgãos administrativos.
* Com informações da assessoria de imprensa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)