Cidade Empreendedora: projeto de desenvolvimento de Tubarão também integra a juventude
A Administração Municipal de Tubarão segue dando continuidade ao programa Cidade Empreendedora, o qual, em parceria com o Sebrae/SC, integra o projeto macro Tubarão 180º. Diversas ações estão sendo realizadas desde o ano passado com o objetivo de desenvolver a cidade de forma plena a partir de três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, educação e cidadania.
Uma destas ações é o projeto Crescendo e Empreendendo – uma das 38 soluções práticas que integram o Cidade Empreendedora. O Crescendo e Empreendendo é uma metodologia do Sebrae e almeja despertar o empreendedorismo para adolescentes e jovens do município, a fim de tornar-se uma estratégia para a inclusão social, favorecendo o acesso deles ao mercado de trabalho. A intenção é preparar a juventude para os desafios e as oportunidades do mundo laboral, contribuindo, assim, para a sua vida pessoal e profissional.
Para isto, instrutores voluntários foram capacitados de acordo com o método. Eles fazem parte de entidades da Cidade Azul que já trabalham com jovens, a maioria ligada a projetos sociais. De acordo com a agente de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Adriana Caporal, a identificação das entidades ficou a cargo da Fundação Municipal de Assistência Social.
“A ferramenta Crescendo e Empreendendo é importante para estimular nossos jovens a empreender. Além de capacitá-los desde muito cedo para despertar o espírito empreendedor, ela também cria mais uma alternativa de geração de renda, não somente o emprego formal”, afirma.
Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, o programa é importante pois torna mais ampla a visão de empreendedorismo, termo, muitas vezes, percebido somente como sinônimo de abertura de empresas, “o significado dessa palavra vai além do universo dos negócios. Por meio dessa iniciativa, desenvolvemos, com a ajuda de voluntários treinados, o comportamento empreendedor, estimulamos o trabalho em equipe, a liderança e a capacidade de botar em prática uma ideia”, pontua o prefeito.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo, reforça que “iniciativas do Crescendo e Empreendendo demonstram de forma clara o engajamento do município em desenvolver uma mentalidade empreendedora no município. “
Entidades participantes
Uma das entidades que participou do Crescendo e Empreendendo foi o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) do município. O projeto foi aplicado em maio e contou com a participação de 240 adolescentes e jovens na faixa etária dos 14 aos 21 anos.
Outra instituição foi a Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Tubarão (Combemtu), onde foram capacitados mais de 50 alunos, dos 15 aos 19 anos. A capacitação foi feita pelas educadoras sociais da Associação, Daniela da Silva Fernandes e Fabrícia Cascaes. “Integramos os jovens através do Programa Aprendiz. O Crescendo e Empreendendo veio para somar, aplicamos várias dinâmicas, foi muito positivo”, avalia Daniela.
Já a Associação Tubaronense de Apoio às Famílias (STAN) está em fase de finalização do Crescendo e Empreendendo. A assistente social e coordenadora geral da entidade, Meri Tanchella, ressalta que o projeto iniciou em abril, deve ser encerrado até o fim de agosto e conta com a participação de 28 adolescentes dos 13 aos 17 anos e 11 meses.
“Todos eles vivem em situação de vulnerabilidade social, esse é o perfil das pessoas que atendemos na STAN. O Crescendo e Empreendendo está sendo muito bem aceito e desenvolvido por eles, que nos mostram, através das atividades propostas, o quanto estão acreditando nesse projeto para o futuro. Agora, eles reconhecem a importância da profissionalização e da capacitação para o encaminhamento ao mercado de trabalho”, conclui Meri.
Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Sebrae/SC CRSul
texto: Vanessa Amando | Partner NBCom