Mostra “Um Olhar” está exposta no CMC
A exposição de fotos “Um Olhar”, que tem por objetivo estimular nas pessoas um olhar mais apurado para a natureza de Tubarão poderá ser visitada até o dia 22 de junho, no Museu Willy Zumblick.
A exposição conta com fotos tiradas pela Professora Jane de Fátima Nowasco da Silva e seus alunos há mais de dez anos. Mas diferente da primeira exposição, “O Impressionismo de Monet na cidade de Tubarão”, esta não compara a natureza às obras de nenhum artista. Traz trechos de poesias de autores nacionais que complementam o que se vê nas fotografias.
“É uma interação entre linguagens”, explica Jane. “Quando selecionei as fotos para esta exposição, eu queria mostrar quanta poesia há na margem no rio, no sol, naquelas árvores. Muitas vezes a gente olha, mas não vê. Nesta exposição, mostro uma nova maneira de ver e de sentir. Não objetiva, mas subjetiva. Tem que ter literatura para ver. Tem que ter romantismo”.
A inspiração de Jane para buscar esse olhar começou há mais de dez anos, quando ela fotografou dois bois refletidos num rio. Na correria do dia a dia, seriam apenas animais pastando, mas Jane foi além. “Achei aquela imagem linda… tinha muita poesia. Como num outro momento, quando eu andava pela beira-rio e vi várias flores espalhadas aos pés da árvore em pleno outono. Chamei de Primavera Outonal”, conta.
Jane se aventura a buscar nomes poéticos para as fotos. Numa outra, batida de baixo, o céu está bem azul e o entrelaçado de folhas das copas formam um “bordado”. Esta foi chamada de “Bordado Celestial”. Algumas das fotos da exposição são idênticas às obras de artistas como Claude Monet. E todas elas, sem exceção, podem ser traduzidas por trechos de poesias de Fernando Pessoa, Alcides Buss, Ascenso Ferreira, entre outros.
O horário de visita do Museu é das 13 às 22 horas, nas segundas, quartas e sextas-feiras; e a partir das 7h30min da manhã, nas terças e quintas.