Município encaminha capacitações na Saúde e articula inovação no setor
Integrantes da Fundação Municipal de Saúde e da secretaria de Desenvolvimento Econômico receberam nesta terça-feira (15), na Sala de Atos, membros da Universidade do Sul de Santa Catarina, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Associação Catarinense de Medicina (ACM) para encaminhar uma série de iniciativas de curto, médio e longo prazo na área da Saúde.
As ações de curto prazo são os cursos de capacitação oferecidos pela Associação Catarinense de Medicina a médicos e enfermeiros que atuam no combate ao tabagismo e Estratégia de Saúde da Família, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.
Para médio e longo prazo, a prefeitura quer inserir a Saúde em um eixo de desenvolvimento e sustentabilidade prevista no programa Tubarão 180º. Na prática, serão criados meios para que o município, hoje referência regional no setor, também possa criar tecnologia e inovação que sejam utilizados em todo o país. Nesse contexto, o Centro de Inovação, cujas obras de conclusão foram retomadas há algumas semanas, terá ampla participação.
“A intenção é transformar Tubarão em um hub de saúde. Vamos ser um canal gerador de fluxo contínuo de informações, inovações, tecnologia e soluções. Estamos amarrando uma parceria entre as entidades para que a iniciativa seja desenvolvida em várias mãos através da universidade, mas com o olhar do setor de Saúde e apoiado e articulado pelo Governo municipal”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo.
Para o prefeito Joares Ponticelli, desse planejamento vão surgir os primeiros passos para que Tubarão tenha o Centro de Inovação vocacionado para a área da Saúde. “Tubarão está largando na frente com esse vocacionamento inteligente para o Centro de Inovação”, projeta.