Rede municipal de ensino inicia ano letivo
Mais de 6.200 alunos da rede municipal retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (19) para dar início ao ano letivo de 2018.
Na Educação Infantil, são 2.938 crianças matriculadas, com 3.291 no Ensino Fundamental. Atualmente, a rede conta com 323 professores efetivos, 278 estagiários e 367 professores contratados em caráter temporário.
O ano letivo inicia com a ampliação do número de vagas. A Fundação Municipal de Educação vai disponibilizar 120 novas vagas para a Educação Infantil, que serão oferecidas graças à adaptação das unidades de educação básica, Professora Cristina Ávila Wendhausen, localizada estrada geral da Madre e Padre Paulo Herdt, no KM-63. As duas escolas atendiam alunos do 1º ao 5º Ano, do Ensino Fundamental, na modalidade de classes multisseriadas, na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries, simultaneamente, atendendo a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.
“O ensino era oferecido dessa forma, porque eram poucos alunos, não justificando a abertura de várias turmas”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Mário Cardoso. Os alunos da escola Professora Cristina Ávila Wendhausen foram transferidos para a escola estadual Bertoldo Zimmermann, na estrada Geral do Mato Alto e os estudantes da Padre Paulo Herdt foram transferidos para a escola municipal Professor Cleto da Silva.
Orientações – As matrículas para o ano letivo 2018 foram realizadas no ano passado, contudo, os pais que necessitam de vagas na rede municipal de ensino de Tubarão podem se dirigir, pessoalmente, à unidade escolar pretendida. Para o Ensino Fundamental, de 1º ao 9º anos, há vagas em praticamente todos os estabelecimentos escolares do município. Já para os Centros de Educação Infantil, mesmo com a abertura de 230 novas vagas, como existe uma grande demanda, nem sempre há vagas imediatas.