Prazo para limpeza de túmulos no cemitério central termina este mês

Termina no próximo dia 28, às 20 horas, o prazo para a limpeza dos túmulos do Cemitério Municipal, no Centro, visando o Dia de Finados, 2 de novembro.

Este é o mês de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças, dentre elas a dengue e a febre chikungunya, por exemplo. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde solicita às pessoas que forem realizar a limpeza dos túmulos que evitem levar vasos ou recipientes que possam acumular água, logradouro preferido dos mosquitos para se reproduzir.

 

CAMPANHA – Neste Domingo na Rua (22) será aberta a Semana Federal de Prevenção ao Mosquito Aedes aegypti, quando diversas ações serão realizadas pela Vigilância Epidemiológica no sentido de combater não só o inseto transmissor das doenças acima citadas, como também carrapatos, escorpiões e demais animais que podem trazer algum risco à população.

Os trabalhos da Gerência de Vigilância em Saúde iniciaram nesta semana, com visitas das equipes de agentes nas escolas para divulgar as formas e a importância da prevenção ao mosquito, mantendo-se os ambientes sempre limpos e sem acúmulo de água.

Durante a semana da campanha, algumas unidades de saúde participarão das atividades de varredura e limpeza, como a do bairro Campestre, cuja equipe realizará os trabalhos no dia 23, a partir das 13 horas. No dia 24, das 14 às 16 horas, a ação ocorrerá nas comunidades atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) do Fábio Silva, na rua Marechal Deodoro, e do Morro da Caixa, na rua Altamiro Guimarães. Também no dia 24, das 8 às 10 horas, a equipe da unidade São Clemente sairá pela rua Andrino Salles Borges para o combate aos vetores. No dia 25, é a vez da equipe do posto do São Luiz percorrer a rua Aldo Hülse.

No dia 27, para marcar o encerramento das ações, ocorre das 9 às 16 horas, ação na Praça Walter Zumblick, em frente ao Centro Municipal de Cultura, com orientações à população, sorteio de camisetas e a exposição de amostras do mosquito, grande vilão do verão que se aproxima. “Com a chegada da estação mais quente do ano, junto aparecem os indesejáveis insetos e suas infestações, pois é nessa época que eles se reproduzem. “Chamamos a atenção da população para fazer sua parte, evitando o acúmulo de água e lixo em suas residências e arredores”, alerta a enfermeira e gerente de Vigilância em Saúde Gabriela Nunes Martins.