Mobilização nacional da Assistência Social alerta sobre corte de recursos do SUAS

Servidores da área da Assistência Social de todo o país participaram nesta quinta-feira (28) da mobilização nacional que teve por objetivo protestar contra os cortes anunciados pelo Governo Federal nos repasses aos municípios dos recursos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Em Tubarão, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social aderiu ao movimento, assim como os demais municípios da região da Amurel. A convocação partiu do diretor-presidente da FMDS André Fretta May, em carta enviada aos servidores. “A mobilização visa informar a população sobre os serviços, programas, projetos e benefícios da rede se Assistência Social, bem como realizar um amplo debate sobre a importância do Sistema Único no município”, diz. E assim foi feito. Durante todo o dia, debates, seminários e discussões sobre o tema foram realizados, e o atendimento, em virtude do movimento, foi suspenso. Todos os servidores vestiram preto para participar.

Segundo a gerente da FMDS, Kelly Delpizzo, “agora é aguardar a repercussão nacional e sensibilizar os congressistas pela não aprovação; o prefeito Joares Ponticelli, que esteve no evento, comprometeu-se a colocar na pauta da próxima reunião da Fecam a questão, assim como levar o assunto à Confederação Nacional de Municípios e promover a articulação com os deputados federais”, analisou.

O atendimento volta ao normal nesta sexta-feira (29), a partir das 13 horas.

 

Nota de repúdio – No último dia 21, o Conselho Nacional de Assistência Social, organizador da mobilização, divulgou uma nota de repúdio contra os cortes na proposta orçamentária de 2018. De acordo com o Conselho, a Assistência Social representa cerca de 13,9 milhões de famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, quase 14 mil entidades de Assistência Social no Brasil, 5.570 municípios que ofertam serviços diariamente e mais de 600 mil trabalhadores no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.