Ações marcam o Dia Nacional de Controle ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no em 29 de agosto, foi lembrado nesta terça-feira (29) com atividades do Programa de Controle do Tabagismo, da Fundação Municipal de Saúde, para chamar a atenção dos prejuízos que o cigarro pode causar à saúde e como buscar ajuda para enfrentar o vício.
No hall da Farmácia Central foram realizadas abordagem e entrega de material educativo. “O cigarro encurta em média em 10 anos a vida das pessoas, sendo assim decisão de parar de fumar não pode ser adiada”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Solange Castelini.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 000 por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Esta epidemia, de acordo com a OMS pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito, outro dado importante é que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.
O Dia Nacional de Controle ao Fumo – 29 de agosto – foi criado pela Lei nº 7.488 de 11 de junho de 1986 que determinou a realização de comemorações na data em todo o território nacional.