Mais 320 bocas de lobo são limpas pela prefeitura
Servidores da secretaria de Infraestrutura concluíram mais uma etapa do programa “Boca de Lobo Sem Lixo”. Durante as últimas oito semanas, as equipes concentraram os trabalhos na Vila Moema. E mesmo com a ocorrência de dias chuvosos, 320 caixas coletoras foram limpas.
O programa “Boca de Lobo Sem Lixo” foi lançado no início de abril e tem como objetivo reparar, limpar e cuidar do sistema de drenagem pluvial da cidade, bairro por bairro. Todas as segundas-feiras, as equipes se descolam para uma localidade, conforme cronograma definido por ordem de prioridade. O bairro Santo Antônio de Pádua foi o primeiro a receber a ação. Lá, as equipes da prefeitura limparam 313 caixas coletoras.
A ação tem ainda caráter educativo, uma vez que enquanto as bocas de lobo são limpas, um integrante da equipe percorre as ruas do bairro, deixando na caixa de correspondência das residências ou entregando aos moradores um panfleto com explicações sobre o programa. A intenção é conscientizar a população para que evite jogar lixo pelas ruas, ação que prejudica o funcionamento do sistema de drenagem e facilita os alagamentos. “Grande parte da sujeira que está nas caixas coletoras foi depositada pelos próprios moradores. Restos de cimento de construção, mato retirado do meio-fio, garrafas, entre outros, são frequentemente jogados na boca de lobo. Os dejetos sedimentam e impedem o escoamento da água. Vamos fazer um grande esforço para deixar tudo limpo, no entanto, o mais importante desse programa é o processo educativo, porque se a comunidade não colaborar, não contribuir, de nada vai adiantar. Esperamos que os moradores se sensibilizem, fiscalizem e façam sua parte”, reforça o prefeito Joares Ponticelli.
Ao todo, o programa vai beneficiar 15 localidades. O terceiro bairro a ser contemplado e o Recife, onde os trabalhos tiveram início nesta semana. Os próximos bairros visitados pelas equipes são: Dehon, Oficinas, Centro, Humaitá, Humaitá de Cima, Vila Esperança, Passagem, Revoredo, São João Margem Esquerda, Morrotes, Monte Castelo e São Clemente.
Após a realização do cronograma inteiro, um serviço contínuo, a título de manutenção, será realizado uma vez por mês nas localidades.