Espetáculo conta história do rio Tubarão por meio da dança
O auditório da Arena Multiuso ficou lotado na noite de quinta-feira (25). Um grande público compareceu para prestigiar as apresentações do Festival de Dança Tuba-nharô – Um rio de águas bravias. O evento, que integra a programação de aniversário de 147 anos de Tubarão, ressaltou a identidade cultural, revalorizando e ressignificando a imagem e materialidade do rio.
O festival foi resultado de meses de trabalho coordenado por profissionais da Fundação Municipal de Educação (FME) e Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria com o Sesc, que envolveu cerca de 120 alunos, do 6º ao 9º ano, de nove escolas da rede municipal.
O evento foi aberto com a dança dos índios da tribo Tekoá Marangatu, de Imaruí. Os indígenas apresentaram três danças típicas da etnia guarani, que ressaltam o amor e o respeito pela terra.
O grupo Encantados Contadores de Histórias entrou a seguir. A coreógrafa Graciela Simoni representou, por meio da dança, a criação do mundo, com foco na formação do rio Tubarão. Na sequência, divididos em grupos, os alunos interpretaram os principais fatos históricos que envolvem o rio. A chegada dos índios, o comércio realizado à beira-rio, enchente de 1974, lavadeiras, o cacique Tuba-nharô foram temas que se transformaram em belíssimas coreografias. “O resultado foi espetacular. Todas os temas se uniram perfeitamente, criando uma sintonia, que emocionou. Com a idealização deste projeto, além da homenagem à nossa cidade, fortalecemos nossa identidade cultural, por meio da reconexão com o rio que corta a cidade. Foi uma importante ação voltada à educação e à construção de vínculos sólidos do rio com as novas gerações”, avalia o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cardoso.
O prefeito Joares Ponticelli também prestigiou o evento e ficou encantado. “Uma belíssima demonstração da capacidade e da criatividade de nossos professores e alunos. Um grande presente para nossa cidade, que teve sua história retratada de uma forma tão bela”, enaltece o prefeito.
Além do Festival de Dança, o projeto “Tuba-nharô: o rio de águas bravias” é composto ainda por cartões- postais confeccionados com desenhos do rio Tubarão, criados por alunos do pré-escolar II e por fotos com o tema “Lá onde eu moro passa um rio muito bonito”, produzidas por alunos do 1º ao 5º Ano. Os cartões-postais e a fotos selecionadas pela FME serão expostos, em breve, no Centro Municipal de Cultura, Museu Willy Zumblick.