Arteterapia na saúde mental é tema de reunião técnica
Integrantes da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social de Tubarão tiveram na última semana uma reunião técnica com a vice-presidente da Associação Catarinense de Arteterapia, fundadora e membro do Conselho da União Brasileira das Associações de Arteterapia Sonia Maria Bufarah Tommasi. Sonia esclareceu os benefícios das práticas arteterapêuticas na promoção, prevenção e manutenção da saúde mental da população.
Na arteterapia, o paciente é convidado a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística (pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, etc).
Sonia estava acompanhada da coordenadora da pós-graduação da faculdade Censupeg no Sul Catarinense, Maria Estela Buss, e das acadêmicas do curso de Especialização em Arteterapia Marlusa Tonial, Simoni Francisconi Carara e Dilneide Trindade. Elas foram recebidas pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Deka May, pela gerente Kelly Delpizzo, Gorete Marcomim, da Gestão Alta e Média Complexidade e Izabel Cargnin, da gestão da Vigilância Sócio-assistencial.
Autora de várias publicações na área da arteterapia, Sonia propôs a implantação desse procedimento nos órgãos públicos de Tubarão e região para atender uma portaria de 1997, que inclui a arteterapia no Programa Nacional de Práticas Integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A arteterapia honra os princípios de universalidade, equidade e integração de atenção à saúde que norteiam as políticas públicas do SUS, bem como a descentralização, regionalização, hierarquização e participação social. O arteterapeuta está apto a trabalhar não só nos centros especializados, mas também na unidade básica onde tudo começa, bem como meio de promover a inclusão e socialização nas áreas assistências e de Ensino, tendo comprovado sua eficácia no auxílio e motivação da aprendizagem”, destacou