Prefeito recebe representantes do Conselho da Cidade
O prefeito Joares Ponticelli recebeu nesta quarta-feira (15) os membros do Conselho da Cidade em um encontro que debateu a participação da entidade na nova gestão, além de dificuldades e projetos existentes no setor de expansão do município.
Participaram da conversa o secretário de Gestão Caio Tokarski, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Mobilidade e Planejamento Alexandre Moraes, diversos integrantes do Conselho e o presidente da entidade Rodrigo Althoff.
Joares abriu a reunião relatando aos participantes a atual situação financeira do município, com especial atenção à situação dos precatórios, do ISS dos bancos e da questão que trata o fornecimento de água a Capivari de Baixo, caso este que envolve também a Tubarão Saneamento.
O prefeito, no entanto, apresentou as formas como a prefeitura encara as dificuldades que existem, e como exemplo citou a passagem em que, em recente encontro com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, apresentou a proposta do município para os pagamentos dos precatórios, iniciativa pioneira entre as cidades catarinenses na ocasião.
As mudanças de locais de funcionamento de algumas secretarias e fundações, além da reforma administrativa e seus impactos nas contas públicas também foram debatidas na mesa da Sala de Atos.
Os membros do Conselho da Cidade, representados por Rodrigo Althoff, colocaram a entidade à disposição do município, posição que vem de encontro ao pedido de Ponticelli: “Esse conselho vai ter, neste governo, especial atenção. Vocês vão trazer o dinamismo que precisamos neste momento na cidade”, ressaltou o prefeito.
Foram apresentados alguns pedidos burocráticos, com destaque para o mapa que mostra a relação área de expansão urbana x perímetro urbano, onde estão delimitados os pontos para onde o município pode se expandir, em relação à área já ocupada pela parte urbana da cidade. Neste estudo, do qual participou no momento de sua apresentação o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Felippe Colaço, foi discutido trabalho da Tubarão Saneamento em relação às ligações e o abastecimento para novos lotes, que eventualmente serão ocupados pela urbanização das áreas, além de todas as implicações legais que o tema exige.
Um novo encontro acontecerá em breve para tratar especificamente da demanda de crescimento e expansão das áreas do município, o que alterará seu perímetro urbano.