Dia do Livro Infantil é comemorado com diversas atividades culturais
O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado anualmente em 18 de abril, não passou em branco, na escola João Hilário de Mello.
Alunos do 9º ano, juntamente com a professora de português Rosângela Zanelato e a educadora e coordenadora local do Programa Ecoa, Giselle Paes, organizaram diversas atividades para docentes, funcionários e alunos do 5º ano ao 9º ano.
Durante a festividade, foi inaugurada com poesia, a Geloteca, geladeira reciclada pelos alunos, que virou uma biblioteca, além da apresentação musical “Para gostar de ler”, música de autoria da educadora Giselle Paes, que conta com estrofes feitas pelos estudantes.
As atividades não pararam por aí. O evento teve ainda um show de mágica, utilizando o experimento “Como escrever uma mensagem secreta” do livro de Merlim, da coleção Nau dos Mestres, da Editora Evoluir. Os estudantes, que fazem parte do projeto de rádio escolar, abordaram o assunto na pauta da semana.
De acordo com a educadora e coordenadora local do Programa Ecoa Giselle Paes, que ajudou na programação, a intenção é incentivar e despertar hábitos de leitura espontânea nos horários de lazer, para que o livro seja associado a algo prazeroso e interessante: “A leitura faz parte do nosso cotidiano e é fundamental a todas as áreas do conhecimento. Um bom leitor faz também uma boa leitura da vida, em seus aspectos mais amplos”, comenta.
Já para a docente Rosângela Zanelato é preciso incentivar mais a leitura: “Devemos todos os dias plantar a semente de incentivo: uma pequena leitura, uma dica de livro, a história contada por eles (alunos), outras por nós professores, apresentações, enfim, tudo que a junção de códigos linguísticos pode oferecer”. Ela ainda explica: “Em meio à velocidade tecnológica digital ouvir alguém dizer que gosta de ler, que quer ir à biblioteca ou ao pátio fazer uma boa leitura, é extremamente gratificante”.
Sobre o Ecoa – O Programa Ecoa, é uma iniciativa do Instituto Alcoa com o objetivo de estimular a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Nas mais recentes ações do programa, foram realizadas projetos de revitalização de fachadas e áreas verdes, criação de espaços de leitura nas escolas e limpeza de área de manguezais, por exemplo, entre muitos outros. O Programa já envolveu mais de 400 estudantes, que criaram e colocaram em prática projetos sustentáveis em suas escolas municipais e comunidades.
Colaborou: Valentin Comunicação
(www.valentincomunicacao.com.br)