Vacinação da dose Bivalente possui menos de 10% de cobertura atingida em Tubarão

O primeiro caso de Covid-19 na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) completa três anos nesta quarta-feira (15). Apesar dos anos passados e dos piores momentos da pandemia serem superados, o vírus não deve ser subestimado, e esta superação se dá graças as vacinas desenvolvidas e aplicadas até agora.

Durante esse período de circulação do vírus, variantes surgiram e vacinas para combatê-las também foram desenvolvidas. É o caso da dose Bivalente, que protege contra a variante ômicron da Covid-19. Em Tubarão, a aplicação deste imunizante iniciou ainda no mês passado, após orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Na Cidade Azul, a vacinação acontece de forma escalonada, conforme o recebimento de novas doses. Inicialmente a vacina foi destinada para idosos acima de 80 anos, e depois 70. Tubarão possui um público de 8.213 pessoas nessas faixas de idade, das quais apenas 677 pessoas receberam a vacina, o que totaliza 8% da cobertura total.

Atualmente a dose Bivalente é aplicada em idosos acima de 60 anos no município, além do público de imunossuprimidos, a partir de 12. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) também distribuiu doses nas Instituições de Longa Permanência (ILPs), para idosos de mesma idade.

O cidadão tubaronense deve-se manter atualizado e atento aos canais oficiais de comunicação do município, acompanhando a faixa de idade disponível para se vacinar. A dose Bivalente se trata de uma dose de reforço, portanto, o esquema primário (1ª e 2ª dose) devem estar completos, e o tempo de quatro meses de intervalo entre cada aplicação deve ser respeitado. Em caso do paciente ser do grupo de imunossuprimidos, deve confirmar a patologia mediante atestado médico ou exame laboratorial.

A Policlínica Central segue com a distribuição do imunizante, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, com retirada de senhas até as 18h30. Além da Policlínica, a aplicação do imunizante também é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com salas de vacina durante o período da manhã (clique aqui).

Vacine-se. Não deixe a Covid-19 completar mais aniversários.