Tubarão já teve 396 mm de chuvas neste mês de outubro

Tubarão já teve, desde o início deste mês de outubro, 396 mm de chuva, superando a quantidade de maio de 2022, quando ocorreram 386 mm e o Rio Tubarão chegou a transbordar, trazendo grandes prejuízos materiais por causa da enchente.

O relatório do pós-chuvas das últimas semanas foi apresentado nesta quinta-feira (26) pelo gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil Diego Goulart aos membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que se reúne todos os meses para tratar de assuntos da segurança do município.

A média histórica para outubro em Tubarão é de 110 mm de chuva. O volume da precipitação deste mês foi mais do que o triplo, o que quase repetiu os problemas de maio de 2022. A diferença é que no ano passado, a precipitação durante todo aquele mês, embora tenha sido um pouco menor, ocorreu em um intervalo de poucas horas. Agora em 2023 choveu mais, mas em um intervalo maior de dias.

Neste evento recente, o nível máximo do Rio Tubarão chegou a 5m 85cm acima do nível normal, o que causou alagamentos em áreas mais baixas. Com isso, 250 pessoas procuraram os abrigos públicos e mais de outras três mil desalojados procuraram casas de amigos ou parentes.

O município segue prestando auxílio às famílias que sofreram perdas nesta enchente mais recente. A Fundação Municipal de Desenvolvimento Social contabilizou, até agora, 305 famílias (860 pessoas) que relataram algum tipo de problema por ocasião dos alagamentos. O município vem atendendo às famílias com cestas de alimentos, material de limpeza, produtos de higiene e colchões.